Apresentação do Curso

A licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura encontra-se organicamente integrada na Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da ULHT e apresenta um formato que se adequa completamente aos princípios orientadores da Declaração de Bolonha.

A licenciatura tem uma duração de seis semestres, correspondentes a 180 ECTS (European Credit Transfer System), estruturados de forma a que as competências fornecidas sejam transparentes em qualquer sistema de ensino que tenha aderido à Declaração de Bolonha.

A licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura visa ministrar formação nas principais áreas existentes no grupo disciplinar das Ciências da Comunicação, sendo composta por três variantes de especialização, as quais constituem percursos alternativos de estudos em vista à obtenção do diploma:

A licenciatura oferece assim uma forte componente profissionalizante e orientada para a aquisição de competências específicas, procurando agilizar a resposta a um ambiente social envolvente cada vez mais competitivo e exigente em termos de saídas profissionais.

Plano de Estudos

Mais Informações

Objetivos / Competências

A licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura fornece as seguintes competências, por variante:

A Especialização em Comunicação Aplicada (5º e 6º semestre) fornece competências que permitem o desenvolvimento de processos criativos, a gestão de recursos operacionais em campanhas de Marketing e Publicidade, a concepção de campanhas integradas de Marketing, a concepção e implementação das estratégias comunicacionais (branding) das organizações, a implementação de uma política de gestão integrada de produto, bem como permite adquirir as capacidades em vista ao enquadramento das relações interpessoais e institucionais no interior das organizações.

A Especialização em Jornalismo (5º e 6º semestre) visa a formação de profissionais na área do Jornalismo, com competências nos domínios das ciências sociais e humanas, ciências da comunicação, tecnologias e formas de expressão jornalísticas.

O curso visa a adequação aos dispositivos tecnológicos associados à prática do jornalismo (informáticos, audiovisuais, rádio e multimédia), assim como a introdução a áreas de conhecimento como a política e a economia.

A Especialização em Gestão da Cultura e das Artes (5º e 6º semestre) permite conceber, produzir e gerir projectos culturais nas áreas do Património, das Artes Plásticas, das Artes Performativas e Indústrias Culturais, permite elaborar Planos de Marketing, Estratégias de Comunicação e de Promoção de Eventos, produtos ou serviços culturais, conceber e produzir projectos de Animação e Intervenção Cultural em equipamentos e espaços sócio-culturais, e ainda desenvolver projectos editoriais nos sites da Internet de Organizações culturais.

Saídas Profissionais

As especializações da licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura fornecem, entre outras, as seguintes saídas profissionais:

  • Exercer funções específicas de director de comunicação e imagem
  • Director de marketing
  • Funções em agências de Publicidade e em gabinetes de Relações Públicas
  • Funções de consultadoria em comunicação e imagem
  • Funções de projectos em departamentos de comunicação e imagem na administração pública central e local
  • Funções de assessor de imprensa
  • Assessor de comunicação
  • Repórter
  • Jornalista da imprensa escrita, rádio, televisão e digital
  • Funções de Programação Cultural e Direcção Artística em Festivais, Bienais, Pelouros Autárquicos, Fundações, Associações e Empresas culturais
  • Funções de Curadoria (concepção e organização) de Exposições de Arte contemporânea
  • Funções de Jornalismo e de Crítica Cultural nos Meios de Comunicação generalistas e especializados

Estudos Futuros

A Licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura fornece formação adequada para a prossecução de estudos de 2º ciclo nas áreas das Ciências da Comunicação das Tecnologias da Informação.

Gabinete de Estágios e Serviços

A licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura mantém estreita colaboração com entidades empresariais no domínio da publicidade, marketing, relações públicas, jornalismo e promotores culturais.

Procura-se que esta relação seja desenvolvida no âmbito de programas destinados a promover a integração do aluno no mercado de trabalho.

Destaquem-se ainda como serviços oferecidos aos alunos a utilização de uma plataforma específica para Comunicação com os alunos e gestão dos processos de inserção profissional, bem como uma plataforma de e-learning (moodle) para permanente apoio às actividades de ensino.

Refira-se ainda que o Curso dispõe de um protocolo de mobilidade de professores e alunos através dos programas Sócrates, Erasmus e Leonardo da Vinci.

Equipamentos e Instalações

Os equipamentos actualizados possibilitam a formação de base e avançada, mas também, a experimentação de novas linguagens e a produção nas várias áreas de intervenção em causa.

De entre estes equipamentos, devem-se destacar os estúdios de cinema e televisão, o laboratório de Cinema Digital equipado com tecnologia HD, o centro de desenvolvimento AVID, o Laboratório de Animação 3d, o estúdio de pós produção digital de som, o laboratório de televisão interactiva, o laboratório de autoria DVD, o estúdio de cenografia virtual e os vários laboratórios de computação e tecnologias digitais, nomeadamente nas áreas do desenho e simulação digital, da computação gráfica, das redes e sistemas operativos e da autoria multimédia.

Biblioteca

Investigação

A Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias de Informação, de que faz parte a licenciatura em CCC, dispõe de um centro de Investigação acreditado junto da FCT: CICANT