• Início
  • Notícias
  • A vida na terra pode ter surgido numa vila alentejana, segundo a NASA

A vida na terra pode ter surgido numa vila alentejana, segundo a NASA

Cientistas da NASA acreditam que a vida na Terra pode ter começado na vila alentejana de Cabeço de Vide.

Em 2008, foi detectada uma batéria nas águas termais que também foi descoberta no planeta Marte.

Esta suspeita da NASA trouxe a Portugal um conjunto de cientistas que veio analisar as águas termais de Cabeço de Vide, pois em 2008 foi lá detectada uma bactéria apenas encontrada numa montanha norte-americana e em Marte.

As águas termais contêm um cheiro intenso a ovos podres porque é sulfuria e com têm um pH de 11,5. As suas condições são muito semelhantes aos indícios da água detectado no planeta vermelho.

Steve Vance, um astrofisico americano enviado pela NASA, encontra-se a explorar as águas termais uma vez que a geologia é semelhante, para verificar se existe metano e etano nessa nascente de modo a concluir se será possivel fazer o mesmo tipo de experiência em Marte.

A junta de freguesia foi o único meio de financiamento deste projecto que dura há quase uma década. O projecto ainda vai a meio mas os cientistas da NASA acham que é possivel que “este tipo de geologia é perfeito para a criação das condições necessárias ao desenvolvimento de vida na Terra e em Marte e também na lua de Júpiter, Europa”.

Os habitantes desta pequena vila estão confiantes que as teorias apresentadas pelos cientistas da NASA se confirmem no final do estudo pois esta noticia não os supreende uma vez que reza a história de que foi ali que a vida na Terra começou.

Ana Afonso e Joana Veiga

Tags: