Agricultura biológica: Saúde ou moda?

Especialistas e eurodeputados debateram, a 18 de novembro, a alimentação biológica num evento da unidade de avaliação das Opções Científicas e Tecnológicas do PE.

Realizaram a sondagens no Twitter antes do debate e duas em cada três pessoas afirmaram preferir alimentos biológicos.

Os alimentos bilógicos baseam-se em processos agrícolas sustentáveis que não prejudicam o ambiente, a saúde humana ou bem-estar das plantas e dos animais. Os produtos só podem ser rotulados como biológicas se forem compostas por pelo menos 95% de ingridientes biológicos.

O regulamento relativo à produção e rotulagem dos produtos biológicos está atualmente a ser revisto e os negociadores do Parlamento querem mais regulação, incluindo no local de produção.

Existe um consenso sobre o facto da agricultura biológica ser menos agressiva para a natureza do que a agricultura convencional. mas no que diz respeito aos benefícios nutricionais, os especialistas afirmam que é necessário investigar mais profundamente.

“Não há provas que os alimentos biológicos tenham um maior valor nutricional que os convencionais”, explicou Bernhard Watzl, do Instituto Max Rubner na Alemanha.

Fonte: Parlamento Europeu Atualidade

Valeriia Stukalina

Tags: