Anacom lança medidor de velocidade da Internet

A Anacom lançou esta segunda-feira uma ferramenta através da qual os consumidores podem comparar se a velocidade que contrataram com o seu fornecedor de serviços de acesso à Internet corresponde à que efectivamente usufruem.

O NET.mede é disponibilizado pelo regulador das comunicações electrónicas, que pretende contribuir para aumentar a transparência no mercado e ajudar os consumidores a fazerem melhores escolhas.

Esta ferramenta permite obter informação sobre a velocidade efectiva da ligação à Internet, monitorizando três elementos: débito no download, no upload e delay.

Este último indicador apura o atraso de rede ou de propagação de transmissão associado às aplicações mais interativas, que exigem uma resposta mais rápida do serviço.

São exemplo os jogos interactivos ou os serviços de voz sobre IP.

“A preocupação com a defesa dos interesses dos consumidores” levou a que a Anacom desenvolvesse “uma alternativa” que permitisse medir a velocidade de acesso à Internet e compará-la com a que tem contratada, explicou a presidente do regulador das telecomunicações, Fátima Barros, numa conferência em Lisboa.

Esta nova aplicação “aumenta a transparência no mercado”, disse Fátima Barros, sublinhando que o regulador acredita que a disponibilização do Netmede “permitirá aos consumidores fazer melhor escolhas”.

Fátima Barros explicou que o regulador está também empenhado em afinar a monitorização da qualidade de serviço na área da Televisão Digital Terrestre, o que vai contribuir a instalação de 400 sondas em todo o país até final do ano.

Nesta primeira fase, o Netmede não está disponível para `smartphones` e `tablets`, mas o regulador espera alargar a ferramenta a estes dispositivos, embora não tenha adiantado prazos.

De acordo com o administrador da Anacom Filipe Baptista, no futuro, a recolha de dados provenientes do Net.mede pode permitir ao regulador aferir a qualidade dos serviços e obter mais informação sobre o tema.

Fontes: Sapo; Público; RTP notícias

Sofia Neves e Vanessa Barroso

Tags: