Angolana Newshold adimite disponibilidade para comprar RTP

O grupo económico Newshold, que detém por exemplo o jornal « SOL», disse esta quinta-feira em comunicado que tem «disponibilidade e meios» para avançar para uma eventual privatização da RTP, caso o modelo proposto pelo Governo se revele «um negócio interessante».

O grupo diz tencionar investir “em força no mercado audiovisual português” porque acredita “convicta e fundamentadamente” na sua viabilidade.

Mais: sente mesmo “ser quem está nas melhores condições para manter vivo o projecto da RTP em todo o mundo lusófono”.

No mesmo documento, a administração da Newshold refere que esta posição “está definida e decidida pelos accionistas e assumida pelo conselho de administração da Newshold”.

E garante que esta disponibilidade de avançar para a RTP “não será alterada por quaisquer afirmações de cariz xenófobo, nem tão pouco por processos de intenção ou teorias da conspiração que possam vir a ser formuladas com o objectivo de denegrir esta empresa ou a sua estrutura accionista”.

A empresa lembra que por ter uma participação qualificada na Cofina, de Paulo Fernandes, que edita o Correio da Manhã, o Record e o Jornal de Negócios, tem que ter todos os seus accionistas identificados. Quem o faz, diz a empresa, é porque tem “preguiça” em procurar informação.

A Newshold acrescenta que os accionistas têm de facto nacionalidade angolana mas também portuguesa. Para além de terem obtido, fruto do seu trabalho e dos seus negócios, proveitos financeiros em Angola, que agora servem de suporte à sua actividade empresarial em Portugal”.

“Em que é que o capital da Newshold com origem em Angola é diferente do capital com origem em Angola que hoje permite em Portugal a sobrevivência de muitas empresas de tantas áreas e que está a auxiliar a recapitalização da banca?”, questiona o grupo.

A quase totalidade do grupo Newshold pertence à Pineview Overseas, uma empresa de capitais sedeada no off-shore da cidade do Panamá.

Fontes: AngoNotícias, Expresso

Jacqueline Ferreira

Tags: