Apresentação ECATI

O ECATI é um projecto Universitário inovador, quer no panorama português, quer no espaço europeu, estando voltado para desenvolver formação em todos os níveis de ensino.

Integralmente organizado segundo as regras do Tratado de Bolonha, a Universidade Lusófona é a primeira instituição portuguesa a articular no mesmo espaço científico, pedagógico e experimental os estudos em:

  1. Comunicação e Ciências Documentais
  2. Artes e Design
  3. Multimédia, Cinema e Vídeo e Tecnologias da Informação

A estratégia de formação da ECATI, altamente flexível, rigorosa e integrada, visa preparar os estudantes para responderem criativamente aos desafios provenientes da sociedade de informação e do conhecimento.

A tendência crescente para a globalização desaconselha a separação artificial da formação tecnológica e profissional, da formação nos diversos ramos das ciências da comunicação, bem como da formação em artes e Design.

Sem perder de vista a especificidade de cada área de saber, o ECATI constitui um espaço formativo alargado onde se fornecem diversos saberes complementares, tanto a nível horizontal – entre cursos -, quer a nível vertical – na integração dos diversos ciclos de formação. Procura-se assim preparar os estudantes para o novo espaço de ensino europeu, não descurando o contributo essencial para a formação no espaço lusófono.

O ECATI alia a formação graduada e avançada, a investigação e a prestação de serviços à comunidade, o apoio à profissionalização, e ainda a promoção de actividades culturais e científicas em correspondência com a sociedade civil.

Para cumprir os seus objectivos, o ECATI dispõe de uma equipa de docentes altamente qualificados e em formação permanente, bem como de um Centro de Investigação ( CICANT) acreditado junto da FCT que cobre as áreas científicas da sua formação. Não menos importante, a Universidade Lusófona disponibiliza para as diversas actividades do Departamento espaços apropriados e equipamentos que se acham entre os mais avançados do país.

O projecto formativo da ECATI desenvolver-se-á no futuro próximo ao nível de novos cursos de formação graduada e avançada, tendo proposto ao MCTES, ao abrigo da legislação sobre Bolonha, novas propostas que permitirão o seu fortalecimento, o qual visa acima de tudo a preparação de jovens profissionais com capacidade para se auto-valorizarem, valorizando a modernização de Portugal.

Tags: