As histórias que podem mudar a forma como vemos o mundo

E se lhe perguntassem: Qual é, para si, o sentido da vida? O que acha que existe depois da morte? Pelo que estaria disposto a morrer? Qual é o seu maior sonho hoje?

7 mil milhões de Outros é um projeto da Fundação GoodPlanet, com uma vídeo-exposição de Yann Arthus-Bertrand.

O homem que visitou 84 países, com mais de 50 línguas diferentes, com 45 perguntas para fazer. Foram 7 anos de filmagens, 6.000 entrevistas e 5.000 horas de gravações.

As histórias destes 7 mil milhões de Outros, fizeram com que esta realização fosse selecionada para a lista dos 100 projectos digitais mais inovadores socialmente ( Nominet Trust).

De todas as salas temáticas que existem na exposição, há uma que é a principal, a que chama mais a atenção dos visitantes, é ela a sala dos “mosaicos”.

Constituída por três paredes com centenas de mosaicos, e cada um deles dá voz a um testemunho com algo para nos dizer, seja sobre família, dinheiro, cultura, religões, morte, entre outros temas.

Nesta sala podemos ouvir coisas como: “Estou feliz porque finalmente percebi que a felicidade vem de mim mesmo”, “O amor é maravilhoso se o pudermos ter”, “É bom rir. Sou um bocadinho preguiçoso. Não gosto de trabalhar. Por quê? Porque fazer cara feia implica mexer vários músculos, enquanto rir precisa de poucos”, “Quando era pequena não tinha sonhos. E tu, sonhavas com o quê?”.

A exposição está dividida por diferentes matérias como: sonhos de infância; medos; mensagens; desafios da vida; histórias de amor; e portugueses.

Se quiser também você pode fazer parte desta grande realização.

Entre as várias salas, também foi criada uma onde pode deixar o seu testemunho.

Pode tornar-se um bom exercício de reflexão, fosse em nome de testemunho da exposição fosse em nome de testemunho de nós mesmos.

Caso vá visitar este enorme projeto, não deixe de dar uma vista de olhos ao placar onde estão as 45 perguntas feitas, e responda também.

A exposição vai manter-se no Museu da Electricidade até dia 8 de Fevereiro de 2015, de Terça a Domingo.

Durante este período vão decorrer várias conferências sobre a ideia principal desta realização, a humanidade.

Pode consultar as datas, os temas e os oradores.

Consulte também o preçário da bilheteira.

Fontes: Fundação EDP, 7 mil milhões de Outros, Agenda Cultural de Lisboa, Público

Fotografia: Cláudia Évora

Cláudia Évora

Tags: