Autoridade Tributária vai inspecionar dez mil empresas

Fonte Imagem: Público

São dez mil as empresas que vão ser alvo de fiscalizações nos seus inventários. São dois mil os fiscais da Autoridade Tributária a investigar onde foram detetados sinais de fuga aos impostos.

O Expresso confirmou junto de uma fonte oficial da Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, que a Autoridade Tributária ( AT) vai montar uma operação de inspeção dos inventários de cerca de dez mil sociedades.

Os stocks declarados por essas milhares de empresas vão ser verificados por aproximadamente dois mil fiscais.

As empresas abrangidas nesta inspeção estão espalhadas por todo o território nacional.

A base desta operação é apurar a correspondência das vendas inscritas nas declarações de rendimentos com os produtos que estão registados nos inventários.

A forma que a AT utilizou para chegar a estas empresas foi através do cruzamento de dados do sistema e-fatura e das guias de transportes eletrónicas.

O programa e-fatura serve para os empresários comunicarem os dados das faturas emitidas, à administração fiscal, ao longo do ano.

Esta mega operação é consequência da verificação de casos de empresas que receberam uma proporção de mercadorias que não justifica as vendas decretadas, ou seja, o volume de mercadorias é demasiado baixo relativo à proporção dos produtos comprados.

Isto é feito com o intuito de pagar menos impostos (IRC e IVA).

As empresas terão até 31 de Janeiro de 2015 para concluírem os seus inventários.

Este controlo fiscal serve para preparar as empresas para as futuras obrigações de comunicação de stocks.

Fontes: Expresso, DN, Jornal I, TSF

Cláudia Évora e João Ribeiro

Tags: