Banco Alimentar recolhe mais de 2 mil toneladas de alimentos

Foram recolhidas 2.325 toneladas de alimentos no passado fim-de-semana numa campanha do Banco Alimentar, que contou com 42 mil voluntários em 1995 superfícies comerciais tais como o Pingo Doce, Continente e Minipreço.

Só em Viseu, foram recolhidas 80 toneladas de alimentos, mais 11 que no ano anterior.

Apesar de representar um decréscimo de 15% face o ano passado (2013), a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares Contra a Fome, Isabel Jonet, referiu que os balanços foram “positivos” apesar das dificuldades económicas que os portugueses estão a passar.

Fonte Imagem: Banco Alimentar.

Em 2013, foram registadas 23.811 toneladas de alimentos, numa média de 95 toneladas por dia útil.

Os produtos recolhidos no passado fim-de-semana serão distribuídos no início desta semana a 2400 instituições de solidariedade social, a 425 mil pessoas com dificuldades alimentares, sob a forma de cabaz ou mesmo refeições confeccionadas.

Esta campanha introduziu sacos de papel contariamente às campanhas passadas, que utilizavam sacos de plástico, embora também fossem recicláveis.

Ainda esta semana, até domingo, estará a decorrer uma campanha em que se pode contribuir através da “Ajuda Vale” cujo lema é “Uma ajuda que não pesa mas vale”.

Basta pedir um vale com um código de barras particular para ser possível doar produtos nas caixas de supermercado ou mesmo nas gasolineiras da BP e CEPSA.

“Mais solidariedade num contexto de dificuldade” é o lema desta campanha que se realiza numa altura em que os Bancos Alimentares têm mais pedidos de ajuda e menos pessoas a ajudar.

Fontes: Diário de Notícias, Observador, Rádio Renascença; Radio Pax; Banco Alimentar.

Adriano Ferreira, Iolanda Rosa e Liliane Lobo

https://youtube.com/watch?v=vemQMwZF5UQ%3Fstart%3D60%26end%3D140

Tags: