“Brazuca”, a bola oficial do Mundial 2014

A bola oficial do Mundial de 2014 com o nome de “brazuca” foi apresentada na terça-feira numa cerimónia no Rio de Janeiro, Brasil.

A criação da bola teve como inspiração as pulseiras da sorte do Senhor do Bonfim da Bahia.

Para evitar críticas que surgiram no Mundial de 2010, na África do Sul, à bola “jabulani”, a “brazuca” passou por dois anos e meio de testes. Este processo contou com 600 dos melhores jogadores do mundo e com 30 equipas de dez países de três continentes.

Imagem: Globo.com

Segundo a Adidas, a bola pode gabar-se de ser a que tem no seu currículo mais provas, tendo já sido usada por Messi, Casillas e Zidane.

A versão final da “brazuca” tem um conjunto de triângulos que ilustra um céu estrelado. A bola é pintada de branco e adornada com franjas azuis, verdes e laranjas.

O nome da bola oficial do Mundial 2014 foi escolhido numa votação no site Globoesporte.

Brazuca teve 77,8% dos votos, enquanto Bossa Nova teve 14,6% e Carnavalesca 7,6%. Segundo a FIFA, a preferência foi justificada por Brazuca ser “um termo informal utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do país.

Simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol”.

A cerimónia de apresentação contou com algumas estrelas do futebol como Cafu, ex-capitão da selecção brasileira, Seedorf, ex-jogador do Real Madrid, e de Hernane, avançado do Flamengo.

Fontes: Público, Visão, JN, Record

Sofia Martins

Tags: