Caminhada Histórica: Portugal no Euro 2016

Com o fecho da fase de apuramento e feitas as contas finais, Portugal acaba na primeira posição do grupo I.

Assim a seleção das quinas encontra-se apurada para o campeonato europeu de futebol a realizar em meados do próximo ano, em França.

A vitória de ontem 2-1 sobre a Sérvia culminou uma caminhada quase perfeita, foi apenas a terceira vez na história que Portugal se apurou para a fase seguinte antes da última jornada.

Este excelente desempenho não só dispensou a calculadora nas contas para a passagem à fase seguinte como também faz da seleção um dos cabeças de série no sorteio da fase de grupos do Euro 2016, em França.

Fechadas as contas do Grupo I, em que se encontrava Portugal, temos a seleção nacional em primeiro com 21 pontos, seguida pela seleção albanesa com 14 pontos e, com acesso ao playoff, a seleção da Dinamarca com 12 pontos.

Portugal registou apenas uma única derrota, a 7 de Setembro de 2014, em casa frente à Albânia no jogo inaugural desta qualificação. O selecionador era então Paulo Bento.

Os jogos do playoff irão ter a primeira mão a 12/13/14 de Novembro de 2015 e a segunda a 15/16/17 de Novembro de 2015.

As seleções que estarão presentes neste playoff serão: a Ucrânia, a República da Irlanda, a Hungria, a Suécia, a Croácia e a Dinamarca.

Fontes: Público, Jornal de Noticias e UEFA.

Daniel Monteiro e Nuno Mandeiro

Tags: