Carlos Sousa vence no Rali Dakar

O português Carlos Sousa esteve em destaque no primeiro dia de provas do Rali Dakar, ao arrancar o triunfo na primeira etapa da competição, tornando-se o primeiro líder na categoria dos carros.

Foi uma vitória muito sofrida, mas em que nada altera o principal objectivo da competição de terminar a prova dentro dos 10 primeiros lugares.

Carlos Sousa e o seu parceiro Miguel Ramalho impuseram-se ao longo dos 180km da etapa, compreendidas entre Rosario e San Luis, na Argentina.

O troço foi completo em 2:20:36 horas, com 11s de vantagem sobre o segundo classificado, o argentino Orlando Terranova.

O pódio fica completo com um dos candidatos à vitória final da competição, o qatari Nasser Al-Attiyah, com uma diferença de 47s para o português.

O francês Stephane Peterhansel, campeão em titulo, terminou a prova no sexto lugar, a 4m21s do primeiro lugar

“Foi fantástico, não estava nada a espera. Conseguimos um bom resultado, mas foi muito duro. Não é a primeira vez, mas uma vitória é sempre significativo e abre-nos excelentes espectativas para o resto da competição, apesar dos nossos objectivos se manterem os mesmos”, adiantou o piloto de Almada, à chegada a San Luís.

Nas duas rodas, e apesar das expectativas mais elevadas, a exibição portuguesa foi mais discreta. A etapa foi ganha pelo espanhol Jean Barreda onde Paulo Gonçalves, actual campeão mundial todo-o-terreno, precisou de mais 2m26s para encerrar a prova, o que lhe valeu o q uinto posto. O pódio fica completo com o espanhol Marc Coma e o francês Cyril Despres, pilotos que em anos recentes têm dominado a competição e partem como candidatos á vitória final.

Fontes: Record, Público, RTP

Jáder Ramos

Tags: