• Início
  • Notícias
  • Continuam as buscas na praia do meco para encontrar os cinco jovens desaparecidos

Continuam as buscas na praia do meco para encontrar os cinco jovens desaparecidos

As buscas marítimas para encontrar os cinco jovens levados por uma onda, na madrugada de domingo, na praia do Meco, foram retomadas esta manhã.

Com o passar das horas, a situação torna-se cada vez “mais complicada e difícil”, admite o comandante do Porto de Setúbal.

“Estava na esplanada a fumar um cigarro e vi-os passar. Achei estranho estarem todos vestidos de igual, trajados. Vi-os a descer a estrada em direção à praia. Iam sossegados. Só estranhei irem para a praia com este frio. Nesta altura não é costume”, afirma Fernando Costa, que terá sido a última pessoa a ver o grupo.

Apesar da área de busca ter sido alargada até ao Cabo Espichel, cinco dos sete estudantes da Universidade Lusófona, com idades entre os 21 e 25 anos, continuam desaparecidos depois de serem arrastados por uma onda na praia do Meco.

Um dos jovens conseguiu salvar-se, e dar o alarme, outro foi retirado do mar já sem vida.

Quando, no domingo, as famílias começaram a ser chamadas para irem à Praia de Moinho de Baixo, no Meco, saber que nessa madrugada o mar tinha levado seis jovens, ouviram-se gritos, choros, e revolta, houve famíliares a desmaiar.

Ontem, o desespero não era menor e continuava a haver muitas lágrimas e abraços no areal, mas o que mais se ouvia era um silêncio pesado que só a rebentação furiosa das ondas quebrava.

Os familiares, com rostos cansados, fechados, de olhar vago, não arredaram pé e continuaram à espera durante todo o dia.

“Estamos a fazer os possíveis para mantê-los com o mínimo de conforto e a servir algumas refeições enquanto aguardam”, salienta o responsável da Câmara de Sesimbra.

Em comunicado, a Universidade Lusófona já veio manifestar o seu pesar pelos “trágicos acontecimentos” que envolveram os sete alunos da comunidade académica e decretaram três das de luto.

Andreia Teixeira e Vanessa Barroso

https://youtube.com/watch?v=I6Zm5hpAWiQ

Tags: