Deco afirma que gasóleo premium e low cost são iguais

A Associação para defesa do Consumidor ( DECO) afirma que todo o gasóleo vendido em Portugal é igual.

Perante as conclusões da DECO, não há diferença entre as marcas premium e as mais baratas, a associação já denunciou o caso ás autoridades e diz ainda que vai levar um abaixo-assinado ao Ministério da Economia.

A DECO analisou quatro tipos de gasóleo considerados os líderes de mercado, Galp Gforce, Galp Hi-Energy, Jumbo e Intermaché, e concluiu que após 12 mil quilómetros percorridos por quatro viaturas distintas, cada um com gama de gasóleo diferente, apresenta os mesmos resultados, “o gasóleo é todo igual”.

“Não há razão para o consumidor não comprar o gasóleo mais barato” afirmou em conferência de imprensa o secretário-geral da associação da defesa do consumidor, Jorge Morgado.

Acrescenta ainda que “a diferença de preço entre o gasóleo Gforce e Hi-Energy, ambos da Galp, resulda de uma acção enganosa e estamos perante uma prática comercial desleal”.

No teste feito aos automovéis verificou-se que em mátéria de consumo medimos uma diferença sem significado :0,13 litros aos 100 kms entre o pior e o melhor caso, ou seja uma diferença de 2%.

Em consequência a DECO considera “urgente” a criação de um regulador para este sector ” que defenda os consumidores e fixe a coimas realmente eficazes”, tendo também informado á Direcção Geral do Consumidor e a ASAE do que considera ser uma situação de publicidade enganosa.

Combustíveis igual ao litro?

Fontes: Público e JN

Ana Cecília

Tags: