Desconto na água para quem anda de bicicleta em Gaia

O Presidente da Câmara Municipal de Gaia anunciou hoje que quem utiliza a bicicleta como meio de transporte para se dirigir para o trabalho poderá ter uma redução na factura da água e reaver o investimento num curto prazo (18 meses).

“Será um projecto de mobilizar as pessoas para a utilização da bicicleta ou, atendendo à dificuldade de cidades como Porto e Gaia, de veículos que tenham o mesmo tipo de carga não poluente” explicou o Presidente da Câmara Municipal de Gaia, Luís Filipe Menezes, no final de uma cerimónia comemorativa no Parque Biológico de Gaia.

O objectivo desta iniciativa é introduzir “um novo comportamento ambiental” e “uma taxa negativa benévola pró ambiental”, salientou o mesmo.

Um dispositivo electrónico vai permitir ao cidadão saber os seus dias da utilização, e terá de passar a sua bicicleta para contabilização para obter um cheque ambiental que “pode deduzir em vários tipos de facturas e impostos municipais”.

Este pode ser usado eventualmente na factura da água, saneamentos e resíduos sólidos urbanos.

O autarca acabou por realçar que o investimento da bicicleta será recuperado em apenas 18 meses, visto que se a bicicleta se tornar num transporte de utilização frequente o cidadão pode acabar por deixar de pagar a factura da água. Vai ser feita uma campanha interna para que seja a administração a dar o exemplo.

Cláudia Simões

Tags: