Dilma vitoriosa na primeira volta

Dilma Rousseff venceu a primeira volta das eleições presidenciais contra Aécio Neves e Marina Silva.

Dilma, a actual presidente do Brasil e pertencente ao Partido dos Trabalhadores (PT), venceu com 44% dos votos, deixando Aécio Neves, do Partido da Social Democracia Brasileiro (PSDB) em segundo lugar com 30% dos votos.

No início da campanha, a candidata do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Marina Silva era apontada como possível concorrente na segunda volta contra a actual presidente.

No entanto, com o decorrer da campanha a situação mudou e a ambientalista passou para o terceiro lugar na concorrência, com 22% dos votos.

Estes dados foram fornecidos através de uma sondagem à porta das urnas, concebida pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, que contou com 64 mil entrevistas com 99% de confiança.

Com o terceiro lugar, todos as atenções foram focadas em Marina Silva, devido a que futuro candidato se vai juntar, mas a candidata afirma “não é acabar com a Dilma ou com o Aécio, nem com o PT ou com o PSDB.

É acabar com a polarização”. Sendo que o candidato a que Marina se junte será o possível vencedor das eleições presidenciais.

A segunda volta disputa-se a 26 de Outubro.

Fontes: Sol, RTP, CM

Cátia Martins e Rita Afonso

Tags: