Doclisboa 2013

A 11ª edição do festival internacional de cinema – DocLisboa vai decorrer entre 24 de Outubro e 3 de Novembro, em 10 espaços distintos, não apenas em Lisboa, mas também em Almada, saindo pela primeira vez da capital.

O Doclisboa apresenta-se como um lugar de convívio, um espaço de partilha entre o cinema e o público, em que se possa pensar o documentário nas suas implicações políticas, artísticas e sociais.

A direcção do Festival anunciou que esta edição decorre “num momento de luta pela defesa do cinema em Portugal”. Susana de Sousa Dias, da direcção do certame, destacou que existe cada vez mais a tentativa de aniquilação do cinema português.

Adiantou, também, que “está em causa um património passado e futuro. Entendemos que, neste momento, cada filme que se faz em Portugal é verdadeiramente um acto de resistência, contendo uma força política e ética”.

Ao longo do certame, serão exibidas 123 longas-metragens, 121 curtas-metragens e atribuídos 12 prémios em competição internacional e nacional.

O evento também contará com 46 filmes portugueses, 42 primeiras obras, 36 estreias mundias, 5 estreias internacionais e uma estreia europeia.

O programa completo pode ser consultado no site do festival. Os bilhetes estão à venda desde o dia 9 de Outubro e o preço do bilhete normal é de 4€.

Fontes: Doclisboa, Culturgest, SicNoticias

Sofia Martins e Soraia Martins

Tags: