Duelo de Titãs Americanos

As eleições presidenciais americanas de 2016 foram um ponto de viragem, não só nos Estados Unidos mas com repercussões pelo mundo fora.

Em todo o mundo se ouviram opiniões, protestos e análises. Hillary Clinton vs Donald Trump, um duelo onde o vencedor gerou muita polémica.

O republicano Donald Trump será o 45º presidente dos Estados Unidos, após derrotar a democrata Hillary Clinton contrariando maior parte das previsões que iam sendo avançadas.

A vitória dos republicanos no estado da Flórida foi decisiva para o resultado final. O novo presidente dos Estados Unidos alcançou 289 votos dos colégios eleitorais e Hillary Clinton chegou aos 218 votos. Para vencer Donald Trump tinha que ter mais de 270 votos, meta que foi alcançada com sucesso.

Depois de conhecidos os resultados surgiu por toda a Europa a certeza de que esta seria uma decisão que iria afecta-la em larga escala. Esta vitória iria repercutir-se na política europeia. Muitos acreditam que estas eleições americanas ditam o fim de uma era e a entrada em terreno desconhecido. Donald Trump aprensentou algumas opiniões controversas sobre temas como as mudanças climáticas e a vacinação, opiniões estas aliadas a dúvida de qual será na verdade a sua relação com o governo russo.

O novo presidente tomará hoje posse na Casa Branca, substituindo o anterior presidente Barack Obama. Os três dias de festa referentes à tomada de posse iniciaram-se ontem e terminam sábado com a recepção de Donald Trump na Catedral Nacional de Washington.

Fontes: Sic Notícias ; Público ; Euronews ; Expresso ; Globo ; Move Notícias

Andreia Filipa Martins

Tags: