Ébola em Portugal

Já foram registados quatro casos suspeitos de ébola em Portugal que acabaram por não ser confirmados.

Esta segunda-feira, 6 de Outubro, as medidas de prevenção contra o ébola foram revistas pela Direcção Geral de Saúde uma vez que já se registou um caso nos Estados Unidos e prevê-se que chegue também à Europa.

Devido ao impacto que o assunto está a causar e pela sua mediatização está agendada uma Conferência na Universidade do Porto com o Director Regional da OMS para África, Luís Sambo.

Imagem: Movenoticias

O objectivo desta iniciativa, que resulta de uma parceria entre a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Porto, é esclarecer a verdadeira dimensão do vírus do ébola.

Para além de Luís Sambo, a iniciativa conta com a presença de Jacqueline Muller-Nordhorn – presidente da Associação Europeia de Escolas de Saúde Pública. O evento terá início pelas 09h00 de terça-feira, dia 7 de Outubro.

Para combater o vírus a OMS deverá lançar, em 2015, novas vacinas experimentais que visam diminuir o impacto da epidemia. Não existe ainda nenhum tratamento definitivo para o vírus.

Como ajuda aos países infectados, Timor-Leste irá doar cerca de um milhão de dólares, Cuba enviou 561 médicos e a Venezuela contribuiu com cerca de 4 milhões de euros.

Fontes: Digital, RTP, DIário de Notícias

Iolanda Rosa e Liliane Lobo

Tags: