El País em Português chega em Novembro

O editor executivo-adjunto do El País, Borja Echevarría, que esteve em Lisboa para participar na conferência O Regresso do Jornalismo, revelou que a edição em português do site do jornal espanhol estará disponível no final de Novembro.

Echevarría falou neste sábado, segundo dia da conferência internacional O Regresso do Jornalismo, que terminou no domingo, na Escola Superior de Comunicação Social.

O responsável anunciou que a edição do El País em português, que será elaborada em São Paulo, Brasil, estará disponível dentro de cerca de duas semanas.

Isabel Amorim, directora executiva do projecto, contará com uma redação de 15 jornalistas brasileiros que farão um portal com notícias de internacional, política, desporto, economia e cultura.

O site terá colaboradores internacionais e parcerias com jornais brasileiros.

O El País, que circula em 34 países de língua castelhana, estima que 43 por cento da sua faturação já tem origem no continente americano.

O grupo considera o Brasil uma região estratégica para a sua atividade.

O periódico pertence ao grupo Prisa, presidido pelo jornalista Juan Luís Cebrián, está presente em cinco continentes, em várias plataformas.

Além de ter o jornal líder da Espanha, possui operações de rádio em diversos países latinos, com sucesso na Colômbia e no México, e canais de TV paga, principalmente o Plural, com ampla distribuição na Europa e na América e até em Angola.

Para Juan Luís Cebrián, este é mais um passo para a mundialização do jornal uma vez que o mercado hispânico e lusófono integra mais de 700 milhões de pessoas.

Fontes: Meio&Mensagem, Publico, Briefing

Maria João Cavaco

Tags: