Estádio de Joanesburgo enche-se para homenagem a Mandela

Mundo presta homenagem a “um gigante da história”

https://youtube.com/watch?v=-vaFvy04DrM%2520

A maior homenagem a Nelson Mandela, no âmbito das cerimónias fúnebres, realiza-se hoje, em Joanesburgo.

Perto de 90 chefes de Estado e de Governo e celebridades de todo o mundo viajaram até Joanesburgo para se juntarem a milhares de sul-africanos na última homenagem ao herói da luta contra o apartheid.

Segundo o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, “a África do Sul perdeu um herói, um pai.

O mundo perdeu um amigo querido e um mentor”, acrescenta ainda que, “foi mais do que um dos grandes líderes do nosso tempo – foi um dos grandes mestres do nosso tempo”.

Quando lutou contra o apartheid “estava zangado com a injustiça, não com os indivíduos”.

Quando foi libertado, após 27 anos de prisão, “demonstrou um inacreditável poder de perdoar”.

“Estamos em dívida com Mandela por tudo o que fez por este país. Deus, pedimos-te que os líderes de todo o mundo defendam os ideais e a visão que nos deu Madiba, ele que nunca perdeu a oportunidade de reconciliar as pessoas”, disse o imã mulçumano.

Três horas antes da hora marcada para o início da cerimónia, as portas do Estádio FNB, no Sweto, em Joanesburgo, abriram-se para deixar entrar todos aqueles que não quiseram perder a grande homenagem a Nelson Mandela.

Um testemunho emocionado de Andrew Mlangeni, amigo de longa data que passou vários anos com Mandela na prisão de Robben Island, diz “simbolizava como ninguém os valores do sacrifício, da sabedoria e da paciência, e criou esperança onde não havia nenhuma.

A África do Sul pretende oferecer ao seu símbolo máximo funerais à medida da sua estatura.

Além do Estádio Soccer City, três outros estádios de Joanesburgo vão ser abertos à população para a transmissão da cerimónia num ecrã gigante, estando ainda previstos 150 locais de transmissão dispersos por todo o território do imenso país da África austral.

Recorde-se que Nelson Mandela morreu na passada quinta-feira, dia 5, com 95 anos de idade.

Andreia Teixeira

Tags: