Feira do peixe em Lisboa no Pátio da Galé

«A feira do peixe em Lisboa é o maior evento gastronómico nacional dedicado aos produtos do mar e rio, de 3 a 13 de Abril, no Pátio da Galé.
Restaurantes, chefes de cozinha, aulas culinárias e mercado gourmet são a base desta iniciativa que enaltece os peixes e mariscos da costa portuguesa, conjugando-os com a criatividade de restaurantes e chefes de cozinha.»

Depois de recebermos os convites para o evento, embarcamos numa experiência gastronomica incrivel, passado por umas degustações nos mais conceituados pontos de grandes chefes de restaurantes Lisboetas.

Trouxeram muitas novidades á cozinha actual e novos sabores.

A cavala é um dos peixes ao qual mais se fez referencia pelo desperdicio nacional de um peixe com grandes qualidades de confecção, referiu José Avillez no debate no qual estivemso presentes.

A feira goumet é uma zona reservada a marcas e pequenas empresas ou negocios de familia para exporem e venderem produtos nacionais, desde doces, vinhos, queijos e charcutarias aos gelados dos sabores mais estranhos e intrigantes possiveis. Na compra de um copo de vinho é possivel fazer uma desgutação total de todos os vinhos da feira.

Dependendo da hora o Patio da galé enche-se de visitantes, e este ano o espaço acrescentou quase o dobro dos lugares, no patio central encontramos musica ambiente, pratos que nos enchem a vista e deixam nos com agua na boca.

As novidades são tantas e inovações no que diz respeito as combinações de sabores.

De dia ha chapeus de sol e a noite são substituidos por candeeiros que criam um ambiente acolhedor.

No debate foram convidados Cátia Pessoa, Afonso Cruz, Julião Sarmento, Nilton e Tozé Brito para falarem sobre a criatividade.

O debate foi muito gerado nas insiprações e na criatividade a nivel pessoal de cada uma das pessoas, nao houve muita interação do público, mas no final começaram a surgir algumas questões pertinentes, que despertou uma maior envolvencia dos convidados e do público, levantando questões como: como se educa para a criatividade?

A criatividade tem na sua base a determinação e o esforço? Como ser criativo em meios que nos limitam ess liberdade?

Concluiu-se que toda a criatividade pode ser construida num processo de interesse e de curiosidade, depois passa pela experimentação e tentativa, determinação e dedicação, levando a nossa criação/experiência mais longe.

Temos de ser os primeiros a acreditar, analisando em varios angulos o nosso produto.

Nilton, sendo humorista, foi um dos convidados que tinha mais histórias engraçadas para contar, mostrando sempre um lado optimista no que diz respeito a levar projectos e ideias adiante, salientando todos os obstaculos incriveis e os mais comuns nas suas conquistas pessoais.

Fonte: Amaisgulosa.blogspot.com

Thais Ribeiro e Paulo Henrique

Tags: