“GPS interno” do cérebro vence Prémio Nobel da Medicina

Fonte Imagem: Público

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nobel da Fisiologia e Medicina de 2014. Os nomes dos vencedores, Edvard I. Moser, May-Britt Moser e John O’Keefe, foram anunciados às 10:30 de hoje pela Academia Sueca, em Estocolmo.

Edvard Moser e May-Britt Moser são diretores do Instituto de Neurociências Kavli, na Noruega. John O’Keefe é um neurocientista e professor da University College de Londres.

Estes três neurocientistas foram premiados pelos trabalhos que realizaram no âmbito da representação espacial no cérebro: um “GPS Interno”.

Em 1971, John O’Keefe descobriu o primeiro constituinte deste sistema de localização quando percebeu que um determinado tipo de células de um rato, localizadas no hipocampo (região no cérebro), eram activadas quando este se encontrava num local da sala, enquanto se se encontrasse noutro local da sala, outras células eram activadas no mesmo compartimento.

Edvard I. Moser e May-Brit Moser descobriram as “grid cells”, 34 anos depois, em 2005.

Estas células nervosas geram um sistema de coordenadas que possibilitam saber como efectuamos um percurso e onde nos encontramos com precisão.

Estas investigações podem ser determinantes para um eventual tratamento do Alzheimer.

Esta doença afeta o hipocampo numa fase inicial e tem como consequência a perda de orientação espacial.

Fontes: Expresso, Diário de Notícias

João Ribeiro

Tags: