Hayao Miyazaki

Hayao Miyazaki nasceu em 5 de janeiro de 1941 em Tóquio, Japão e é um famoso realizador de muitos filmes populares de anime.

Ele também co-fundou o Studio Ghibli juntamente com Isao Takahata e Toshio Suzuki.

Miyazaki era quase desconhecido no Ocidente até o lançamento de A Princesa Mononoke em 1997.

Mais tarde, o seu filme A Viagem de Chihiro passou a ser o primeiro anime a ganhar um Óscar.

Howl’s Moving Castle foi nomeado para um Óscar, mas não ganhou.

Hayao Miyazaki é também um dos maiores diretores de animação do Japão.

As parcelas de entretenimento, personagens convincentes e animação de tirar o fôlego nos seus filmes renderam-lhe fama internacional, bem como o reconhecimento público no Japão.

O compromisso da Walt Disney Company para apresentar os filmes ao resto do mundo permite a mais pessoas apreciar as obras de alta qualidade.

Além de animação, Miyazaki também desenha manga.

Hayao começou a sua carreira na Toei como intervalado, cuja função é animar com as guias enviadas pelos animadores-chefes, ou key animators.

O seu primeiro trabalho foi na longa-metragem Watchdog Bow Wow. Ao terminar o trabalho no filme, foi animador a participar da série de TV Wolf Boy Ken.

Em 1984 Hayao e Takahata abriram o próprio estúdio de animação: o Estúdio Ghibli, Em 1996, com o aumento dos investimentos norte-americanos nessa nova onda conhecida como “anime” e “mangá”, a Disney viu como o momento perfeito para aproveitar a qualidade e o sucesso que os filmes de Hayao Miyazaki faziam no oriente para garantir os direitos de distribuição dos filmes do diretor.

Com isso, foi fechado entre a Disney e o Estúdio Ghibli o acordo conhecido como Disney-Tokuma que, em resumo, consiste na distribuição mundial em de todos os longas animados do Estúdio Ghibli.

André Lavrador

Tags: