Hollande: “A França está em guerra”

François Hollande reune “nos próximos dias” com Obama e Putin e quer a aprovação de uma resolução contra o terrorismo no Conselho de Segurança da ONU.

O Presidente francês disse esta segunda-feira em Versalhes que “a França está em guerra”. Na quarta-feira vai a votação uma resolução que visa prolongar, por três meses, o estado de emergência em França.

Hollande apoia uma mudança na Constituição que visa introduzir uma cláusula relativa a situações de crise como esta. Afirmou que a Constituição deve permitir que os cidadãos com dupla nacionalidade sejam privados da nacionalidade francesa, impedido-os de entrar no país quando houver risco de terrorismo. Adiantou ainda: “Os estrangeiros que representem um risco de segurança devem ser rapidamente expulsos”.

“Se a Europa não controlar as suas fronteiras externas, então é o regresso das fronteiras nacionais”, disse. “E isto será o desmembramento da União Europeia”. Hollande anunciou que haverá um aumento no orçamento da polícia e da Defesa e disse que as Forças Armadas têm que ter mais meios ao seu dispor.

(Fonte: Revista Exame)

François Gérard Georges Nicolas Hollande é o atual (24º) Presidente Francês. Tornou-se o 67º Co-príncipe de Andorra. Foi o primeiro secretário do Partido Socialista e Presidente da comuna francesa de Tulle. Foi ainda presidente do conselho geral do departamento de Corrèze e deputado pelo 1º distrito.

Tomou posse como Presidente de França a 15 de Maio de 2012. Nasceu a 12 de agosto de 1954 em Ruão – França.

Fontes: Público, Jornal de Noticías, Renascença

Luís Capão e Nuno Mandeiro

Tags: