Impulso Jovem apoiou mais de 77 mil jovens

O programa Impulso Jovem abrangeu mais de 77 mil jovens até ao final de Outubro, segundo dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional ( IEFP).

Segundo o ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, 70% dos desempregados que fizeram estágio profissional pelo programa Impulso Jovem conseguiram colocação.

Mota Soares adiantou, também, que o programa “já colocou 77 mil jovens no mercado de trabalho” e que será aplicado “nos próximos dois anos um envelope financeiro de 300 milhões de euros do quadro comunitário por forma a garantir que um jovem pode aceder ao mercado de trabalho, a um estágio profissional, a formação profissional, ou à continuação dos seus estudos, a um prazo muito curto”.

De acordo com o IEFP o programa apoiou a contração de 5 903 jovens e a frequência de 20 703 estágios emprego.

O instituto adianta, também, que foram concretizadas 1 139 ideias de negócio de jovens empreendedores e que o programa qualificou 49 800 jovens através de medidas de formação profissional.

Destes jovens 50 013 têm até 24 anos e 27 532 até 30 anos.

O programa Impulso Jovem foi aprovado pelo Conselho de Ministros no início de Junho de 2012 e assenta num conjunto de medidas de incentivo ao empreendorismo.

Este programa envolve mais de 344 milhões de euros e tem com objectivo abranger cerca de 90 mil jovens desempregados.

Fontes: Expresso, Diário Digital, ionline

Sofia Martins

Tags: