• Início
  • Notícias
  • Jogos Olímpicos previstos para o Verão de 2016 no Rio de Janeiro

Jogos Olímpicos previstos para o Verão de 2016 no Rio de Janeiro

Cartaz de divulgação da próxima edição dos Jogos Olímpicos, que este ano se realizam no Rio de Janeiro (Fonte da imagem: Comité Olímpico de Portugal).

A próxima edição dos Jogos Olímpicos está agendada para o Verão de 2016. O arranque está previsto para o dia 5 de agosto, logo após a habitual cerimónia de abertura, e está previsto terminar no dia 21 do mesmo mês.

Estes jogos olímpicos serão os primeiros a serem realizados na América do Sul, depois de o Brasil ter destronado o favoritismo de Chicago e deixado para trás cidades como Madrid e Tóquio.

Para além da presença habitual de modalidades como salto em comprimento, tiro ao alvo, ténis de mesa, futebol, natação sincronizada e ciclismo, entre outros desportos bem conhecidos em todo o mundo, a edição deste ano também terá a presença de novas modalidades, como é o caso do Rugby (na vertente de Rugby Sevens) e o Golfe, constituindo estas últimas novidades em relação à edição anterior, que foi disputada em 2012 na cidade de Londres. O Rugby já tinha sido parte do programa Olímpico em 1900, 1908, 1920 e 1924. Já o Golfe esteve presente nas edições de 1900 e 1904 dos Jogos Olímpicos de verão, em Paris e Saint Louis, respectivamente.

A edição deste ano irá contar com a presença de 10.500 atletas de 206 países, estando prevista a realização de 306 provas com medalhas, sendo 136 femininas, nove mistas e 161 masculinas. No total serão 42 as modalidades que vão ser disputadas em 32 locais de competição espalhados por quatro regiões daquela que é mundialmente conhecida por “Cidade Maravilhosa”. A partir do próximo mês de fevereiroo, e durante 90 dias, a Tocha Olímpica irá passar por mais de 300 cidades do Brasil, tendo sido indicadas mais de 10 mil pessoas para transportarem-na.

Com a confirmação do atleta olímpico Usain Bolt prevê-se que esta edição, tal como as anteriores, seja um tremendo sucesso. O atleta jamaicano irá participar nas provas dos 100 e 200 metros e nas corridas de estafetas de 4×100 metros, tentando, desta forma, defender os títulos que tem conquistado ao longo da sua carreira. Entre os dias 7 e 18 de setembro deste ano realizam-se, no mesmo local, os Jogos Paralímpicos, provas semelhantes aos Jogos Olímpicos mas adaptadas para pessoas com deficiência.

O atleta jamaicano Usain Bolt é um dos atletas confirmados na edição deste ano dos Jogos Olímpicos (Fonte: Ano de Portugal no Brasil).

Fontes utilizadas no artigo: Comité Olímpico de Portugal, site dos Jogos Olímpicos de 2016 e portal EBC.

Ruben Ramalho

Tags: