Lisboa tem a melhor qualidade-preço para os turistas

O TripAdvisor, considerado o “o maior site de viagens do mundo”, revelou esta quinta-feira os resultados do seu estudo anual sobre cidades turísticas, que abrange 40 destinos-chave e retira conclusões a partir das pontuações de 75 mil viajantes inquiridos.

E, entre categorias várias, Lisboa consegue liderar um dos “rankings”, o de destino com melhor relação qualidade-preço do mundo, à frente de Budapeste ou Banguecoque, segundo os turistas da TripAdvisor.

Lisboa destaca-se também noutro top: o das cidades mais subestimadas. Neste caso, está em 2.º lugar, atrás de Budapeste e à frente da Cidade do Cabo.

A cidade que reúne mais elogios no top 3 de cada categoria é Tóquio (Japão): lidera na segurança, na afabilidade dos taxistas, nos serviços de táxis, na limpeza, nos transportes públicos e na segurança. E é 2.ª na simpatia dos habitantes.

Para compras, parece não haver concorrência a Nova Iorque: lidera a categoria de “shopping” – a única, aliás, em que a Grande Maçã surge entre os três primeiros.

Este estudo, realizado entre 12 e 26 de Novembro, foi dividido em dez categorias, a partir de um inquérito enviado a 75 mil utilizadores do TripAdvisor que tinham recentemente escrito comentários sobre as cidades seleccionadas – a escolha é “baseada nas cidades-chave dos países que receberam mais visitantes internacional segundo dados da Organização Mundial do Turismo.

Para ser incluída na análise, cada cidade teve que ter “um mínimo de 300 respostas completas”.

Fontes: Publico, Made in Portugal, Viajar Clix

Jacqueline Ferreira

Tags: