Lisboa vai receber um dos maiores eventos de Tecnologia

Portugal candidatou-se para organizar as edições de 2016, 2017 e 2018 da Web Summit e venceu.

Este evento é uma das mais importantes conferências de tecnologia e empreendedorismo da Europa. O anúncio foi feito em 2015 pelo Governo, numa cerimónia em Lisboa com o fundador do evento, o irlandês Paddy Cosgrave.

O evento vai realizar-se entre os dias 8 e 10 de novembro deste ano em Lisboa e já possível fazer o pré-registo. A disputa do local do evento esteve entre Lisboa, Paris e Amesterdão.

Os factores analisados para decidir o local de uma edição estão a capacidade de alojamento, a qualidade das infra-estruturas para o evento e a ligação da cidade ao ecossistema de empreendedorismo.

Para além disto, o responsável pelo evento disse ter ficado surpreendido com o entusiasmo dos portugueses nas redes sociais ao saberem que as próximas edições do evento poderiam decorrer em Lisboa.

Paddy Cosgrave explicou também que a decisão se predeu muito pelo impacto que tiveram os milhares de emails que recebeu e o facto de em cada 100 tweets que recebia, 95 serem a pedir para que a Web Summit se realizasse em Lisboa.

E diz que:

“Quando cheguei a Lisboa, não queria acreditar como era tão parecida com São Francisco. Porque São Francisco já não é só uma localização geográfica, é muito mais. E em Lisboa, o café é melhor”, diz, entre risos, o líder da Web Summit”.

A Web Summit tem-se realizado em Dublin desde 2010 e tornou-se um evento de grande dimensão no circuito mundial de conferências de tecnologia mas o fundador do evento explica que a capital irlandesa não tem estruturas para organizar uma conferência de grandes dimensões como esta e que por esse motivo iniciou a busca por um nova cidade com mais e melhores condições.

O investimento para o evento, que é financiado pelo Turismo de Lisboa, Turismo de Portugal e pela AICEP , é de 1,3 milhões de euros.

Serve para cobrir a logística do evento e as infraestruturas, sendo que o retorno esperado é cerca 175 milhões. Os milhares de participantes esperados na conferência terão um peso significativo no sector turístico da cidade.

Fica um vídeo do evento do ano passado em Dublin.

Fonte do vídeo: Youtube

Fonte do Texto: Público e Observador

Raquel Murgeira

Tags: