MediaOn debate futuro da Comunicação Social do séc. XXI

A 6º edição do MediaOn – Seminário Internacional de Jornalismo Online e o 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural – irá realizar-se de 4 a 7 de Dezembro, no Brasil.
Nesta edição, o jornalismo e a comunicação no século XXI e como o novo jornalista se comporta diante dos fenómenos causados pelas redes socias, são alguns dos temas que vão estar em debate.
O evento é promovido pela Terra, a maior empresa latino-americana de media digital e pelo Itaú Cultural e conta ainda com o apoio da Online News Association, dos Estados Unidos.

Foto: MediaOn

Os seminários são livres para jornalistas, profissionais de media e publicidade, investigadores e estudantes.

Os encontros serão transmitidos ao vivo pela empresa Terra na web, em telemóveis e em tablets.

O evento junta anualmente profissionais do Brasil e de todo o mundo para falarem de temas como o futuro dos media, o impacto das novas tecnologias ou como o mercado de noticias em geral está a lidar com as mudanças radicais do meio.

Nas ultimas edições estiveram presentes profissionais da BBC, do New York Times, da CNN, da Globo, do Facebook, do The Guardian, da Google, da Microsoft, da Folha de S. Paulo, entre outras agências, anunciantes e especialistas.

O fundador do Machinima, Phillip DeBevoise vai falar na abertura do evento sobre “A próxima geração de empresa de media”.

“O jogo da informação na Copa do Mundo no Brasil” é outro dos encontros que irá ter Juca Kfouri (Folha de S. Paulo), Bob Fernandes (Terra Magazine), Walter de Mattos Jr. (Lance!) e Andrew Jennings (Transparency in Sports) como oradores.

O seminário pretende analisar a reconfiguração do papel do jornalista cultural diante da cultura em rede, ou seja, a influência da tecnologia na produção, distribuição e customização de conteúdos será tema do painel que reunirá o jornalista empresarial Burt Herman, co-fundador do site Storify e Hacks/Hackers, e Carmela Ríos que é editora geral do Jornal Terra, em Espanha.

Um dos maiores destaques é a presença de Amy Mitchell, vice-diretora do Projeto de Excelência em Jornalismo e de Guilherme Glezer, gerente de Brand Connections da Nike do Brasil e vão desenvolver temas como: “Mobile: qual o futuro da notícia?” e “A nova realidade da publicidade: como o meio e a mensagem estão se adaptando ao novo contexto digital”.

Em paralelo ao MediaOn, o Rumos aborda o tema “De gatekeeper ao gatewatcher”, na ideia de que o jornalista deixa de ser um editor para actuar mais como um moderador.

E levará a São Paulo palestrantes como Gumersindo La Fuente, Javier Celaya, Giselle Beiguelman, Barbara Heliodora, Rodrigo Savazoni, Espern Aarseth e Armando Antenore, além dos cantores Emicida e Lobão.

Fontes: Terra, MediaOn, FocAia e Mega Brasil

Ana Afonso e Joana Veiga

Tags: