Melhor Voluntária da Europa é portuguesa

Isabel Fernandes recebe esta sexta-feira, em Florença, Itália, o prémio europeu na categoria de Melhor Voluntário.

“Não necessito de prémios, porque esses os tenho sempre no terreno, nos sorrisos e abraços que recebo ao final do dia” – disse ao PÚBLICO.

Natural de Famalicão com 24 anos e desempregada, a jovem voluntária esteve um ano em Moçambique a coordenar uma equipa de uma associação do Porto (ATACA, Associação de Tutores e Amigos da Criança Africana) que apoia sobretudo crianças em pobreza extrema.

Apesar da crise que se faz sentir, Isabel diz não estar assustada com o desemprego e salienta que a crise portuguesa não tem comparação com a pobreza que encontrou em Moçambique.

A melhor voluntária da Europa contou que o regresso foi a parte mais complicada do seu ano de voluntariado em Moçambique.

Referindo ainda, que agora só pensa em voltar para África.

O painel de júris que atribuiu este prémio foi constituído por elementos da Comissão Europeia e Organizações Não Governamentais.

O prémio de melhor voluntário da Europa de 2012 será entregue pela Active Citizens of Europe Awards, na cerimónia que realizar-se-á hoje pelas 20h30, no Palácio Medici, em Florença.

Jéssica Amaro e Rita Paulo

Tags: