Mercado Crafts&Design

O mercado Crafts&Design localiza-se no Jardim da Estrela, desde 2006.

É organizado por duas arquitectas e uma jornalista, Luísa Sítima, Florbela Salgueiro e Mafalda Barbosa.

A ideia surgiu após terem visitado várias feiras e sentirem que conseguiam fazer mais e melhor, pois “há pouca selecção, pouca variedade de produtos”, afirma Florbela.

Assim criaram este mercado com o objectivo de promover criadores das áreas do design e do artesanato.

E não quer ser mais uma feira de segunda mão: “Somos anti, completamente o oposto de uma feira e de vendas em segunda mão”, explicou Luísa.

A organização tem como intuito que este seja um mercado para os outros e afasta a ideia de que são elas quem lideram tudo.

A escolha do local foi feita pela ligação que as três têm ao jardim, referem mesmo “toca-nos no coração este sítio”.

Admitem que a realização do mercado trouxe melhorias ao jardim que há uns anos atrás, estava em abandono.

Com esta iniciativa, houve mais actividades a serem realizadas neste espaço e trouxe um maior leque de visitantes, tornando-se um ponto turístico da zona.

A divulgação é feita através do Facebook e por flyers, distribuídos na Grande Lisboa.

Apesar de que passado oito anos, as três organizadoras, dizem com muito orgulho que a população já conhece os dias em que o mercado se realiza.

Ocorre no primeiro fim-de-semana de cada mês, com entrada gratuita.

É um mercado mensal, que tem várias temáticas em cada mês. Os vendedores do mercado são rotativos, em cada edição existem novas “bancas”.

É um mercado, essencialmente, seleccionado. A organização faz uma pré-selecção dos participantes, convida quem acham mais indicado para cada tema.

Existem também as candidaturas, onde é procurada uma variedade, originalidade e sobretudo projectos com identidade.

Quem quiser participar, envia um texto a explicar o conceito do projecto e várias fotografias com os produtos. Cada banca tem um custo de 32€.

Numa das primeiras bancadas que se encontravam no parque estavam duas senhoras com uma ideia inovadora, ardosias com revestimento de pano.

O projecto tem o nome de “with love by Sofia”. Este projecto engraçado já existe a algum tempo e esta também não é a primeira vez que participam no mercado e dizem que as vendas são muitas, mesmo que num dia haja mais que noutros.

As duas parceiras deste pequeno projecto afirmam que gostam de participar no mercado de Crafts&Design e consideram que tem existido uma maior divulgação pois o jardim é um local muito frequentado por muitos portugueses mas também um elevado número de turistas.

Decidiram participar no Crafts&Design um pouco pelo local em si, pois dizem que o jardim é um bom local ao ar livre, com muitas árvores e cada vez mais pessoas frequentem o jardim da Estrela.

O mercado é automaticamente intitulado como o “Mercado da Estrela” pelos visitantes fixos, devido ao local.

Começou a abranger a participação dos moradores, sendo que cada um levava um objecto simbólico para doar aos vendedores.

Como explica Florbela “houve uma senhora que até trouxe uma salva de prata para ajudar uma pessoa que faz joalharia”.

O nome Crafts&Design foi escolhido para conseguirem abranger um maior público, de forma a tornar a feira internacional.

São cada vez mais os turistas a interessarem-se pelas temáticas e a visitarem. Daí a escolha do nome, a organização afirma que o nome é uma grande ajuda neste aspecto.

Fotografia: Rita Afonso

Dora Pereira, Cátia Martins e Rita Afonso

Tags: