Meteorologia: dos 8 aos 80

Verão de São Martinho chega ao fim. A partir desta segunda-feira, chuva, vento e a descida da temperatura máxima e mínima, invadem todo o território nacional.

Vento forte na ordem dos 90 a 95km/h, chuva e a possível queda de neve nas terras altas são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera ( IPMA).

A meteorologista Maia João Frada disse à agência Lusa que se prevê “um agravamento do estado do tempo.

Fonte Imagem: Flickr

Gradualmente, a partir da manhã, o céu vai tornar-se muito nublado ou encoberto, de norte para sul, com a aproximação de um sistema frontal de forte atividade, com precipitação que começa pelo Minho e Douro litoral, estendendo-se às outras regiões e tornando-se persistente e forte por todo o território”.

Estima-se que, para além da chuva forte, ocorra um “aumento da agitação marítima para hoje no litoral e Cabo Raso, com ondas de 4/5 metros e 4 a 4,5 metros a sul do Cabo Raso”, referiu a meteorologista, adiantando que este cenário se prolongará até a madrugada de quarta-feira.

O primeiro nevão deste outono pode ocorrer esta semana nas Penhas Douradas (Serra da Estrela).

As temperaturas previstas para essa região podem chegar a um grau, enquanto que no interior norte e centro as mínimas podem chegar aos quatro e cinco graus, e as máximas rondarão os 10 graus.

Nesta segunda-feira, a cidade mais fria do país será Guarda com máximas de 10 graus.

Lisboa e Porto terão mínimas de 13 graus e máximas de 19 e 17, respectivamente.

Consulte aqui as previsões feitas para o resto do país: IPMA

Fontes: Expresso, Sol, Diário de Notícias

Cláudia Évora e João Ribeiro

Tags: