• Início
  • Notícias
  • “Mudam-se os tempos” é o principal tema nos Dias de Música, em Belém

“Mudam-se os tempos” é o principal tema nos Dias de Música, em Belém

“Mudam-se os Tempos” é o tema escolhido para a oitava edição do festival que decorre entre 2 e 4 de Maio no Centro Cultural de Belém.

A mudança contínua, a evolução inevitável. As revoluções. A música como reflexo e catalisador de mudança. “Mudam-se os tempos”.

Eis o tema da oitava edição d’Os Dias da Música em Belém, dias 2, 3 e 4 de Maio no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

“Um festejo simbólico da transformação”, como classificou Miguel Leal Coelho, vogal do Conselho de Administração.

“Os Dias da Música” constituem outro destaque: os Mini-Dias da Música, também no âmbito pedagógico, que juntam 600 alunos, entre os 8 e os 14 anos, de diferentes escolas de música.

Além dos concertos, realizam-se ateliês e conferências dadas pelos próprios alunos.

Vai abrir no dia 02 de maio, com a OJ.Com, a Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música, sob a direção do maestro Cesário Costa.

Entrarão então em cena momentos decisivos como o 25 de Abril (o Coro de Câmara Lisboa Cantat “celebra a liberdade” com Fernando Lopes-Graça), a I Grande Guerra, que eclodiu há 100 anos, e a II Guerra Mundial, que teve início há 75, ou as Invasões Francesas na Península Ibérica, veremos homenageados os homens que representaram revoluções musicais, como Carl Phillip Emanuel Bach e Richard Strauss; homens como Wagner ou Verdi, “dois revolucionários no seu tempo”.

André Cunha Leal, consultor do CCB para Os Dias da Música, realçou o concerto do dia 4 de maio pela Orquestra Clássica do Sul, dirigida por Cesário Costa, que irá interpretar a Sinfonia n.º64, ‘Tempora Mutantur’, de Joseph Haydn.

Notícias ao Minuto, Jornal I, Correio da Manhã

Dipali Magan

Tags: