Newsweek põe fim à versão impressa em 2013

A revista americana Newsweek, com a segunda maior circulação do mundo, anunciou que a partir do próximo ano estará apenas disponível em versão online.

Com a diminuição das receitas da publicidade e a circulação da Newsweek em queda, muitos leitores começam a “migrar” para a internet, levando a que esta revista prefira o fim do papel.

Assim a última edição impressa da Newsweek será lançada a 31 de Dezembro de 2012. “Dizer adeus ao papel é um momento muito difícil para todos nós que adoramos a sua dimensão romântica”, reconhece Tina Brown, fundadora e editora da companhia Newsweek/Daily Beast, e Baba Shetty, seu diretor-geral.

No entanto, esta mudança apesar dos aspectos positivos que poderá trazer a revista, “é acompanhada de uma realidade sombria”, pois o quadro dos profissionais será reduzido, isto é, haverá despedimentos. “O nosso sector vê-se cada vez mais afectado pelas dificuldades da publicidade no sector da edição (de jornais) “, dizem os executivos no comunicado intitulado “Uma página é virada para a Newsweek”.

Durante décadas a Newsweek (com 1,5 milhões de exemplares semanais), manteve uma competição com a sua rival Time (com 3,2 milhões de exemplares semanais), e tem vindo a perder dinheiro a um ritmo constante.

“Para nós, alcançámos um momento crítico onde não podemos chegar aos nossos leitores mais do que num formato totalmente digital da forma mais eficaz”.

A futura revista digital terá o nome de “Newsweek Global” e passa a ter apenas uma edição internacional para todo o mundo.

Esta edição estará também disponível para tablets através de uma assinatura paga.

Depois de 80 anos em impressão a Newsweek vai deixar de ir à gráfica, só poderá ser lida online.

Ana Cecília e Paula Brilhante

Tags: