• Início
  • Notícias
  • O comediante Jimmy Morales vence eleições presidencias na Guatemala

O comediante Jimmy Morales vence eleições presidencias na Guatemala

Cansados da corrupção que tem estado presente na esfera política, tendo até o anterior Presidente ter sido formalmente acusado e forçado à demissão, os eleitores, no domingo passado, na Guatemala elegeram o famoso humorista Jimmy Morales como presidente, um homem sem experiência no mundo político mas que conquistou 68% dos votos.

O líder da Frente de Convergência Nacional, conseguiu mais de um milhão de votos do que a outra candidata, Sandra Torres, a antiga primeira-dama e líder da Unidade Nacional da Esperança, formação de centro-esquerda.

Fonte imagem: Google

O recente presidente, venceu em 21 dos 23 distritos eleitorais da Guatemala.

Morales admite que as suas prioridades são a saúde, a educação e o desenvolvimento económico, além da mínima tolerância à corrupção.

A má governação do governo anterior, mas principamente a corrupção que tanto desprezam os cidadãos, é considerada a grande arma do triunfo deste político inexperiente vindo de fora do próprio sistema, dizendo:

“Estamos cansados de ver sempre as mesmas caras que enriquecem porque ficam com o nosso dinheiro”
Jimmy Morales converteu-se assim no décimo Presidente da era democrática da Guatemala, tomando posse a 14 de janeiro do próximo ano para um mandato de quatro anos (2016-2020).

Recorde os tempos de humorista do agora eleito presidente da Guatemala.

Fonte texto: Público, Diário de Notícias

Raquel Murgeira

Tags: