O eterno Bowie

FT: IMGUR

Faz amanhã um ano que David Bowie deixou de estar entre nós.

Não deixou seguramente, pois a sua obra é reconhecida em todo o Mundo.

Um idolo da música Pop que estendeu a sua irreverência e influência à volta do globo. Como não poderia deixar de ser, estes dias ficarão marcados por celebrações da vida e da morte de Bowie.

É assinalado hoje um tributo ao cantor e estrela britânica, que contará com um grande espetáculo, Celebrating Bowie, que reunirá vários dos músicos que trabalharam com Bowie ao longo de toda a sua carreira.

A estreia, que está marcada para hoje, terá lugar em Londres na O2 Arena, e até Fevereiro passará por Nova Iorque, Los Angeles, Sydney e Tóquio.

Já a Columbia Record presta homenagem com o lançamento de um novo EP, que contém as últimas canções gravadas pelo astro da música Pop. O nome do álbum é No Plan que foi juntamente divulgado com um videoclip realizado por Tom Hingston. O disco conta com três temas presentes no musical Lazarus – “No Plan”, “Killing a Little Time” e “When I Met You”.

Em Portugal ficou ontem registado um pequeno tributo no Centro Comercial de Belém, em Lisboa, em que o cantor David Fonseca interpretou várias versões ao vivo do “Camaleão”, e que também contou com uma conversa moderada pelo jornalista Nuno Galopim com o critico João Lopes.

David Bowie nasceu a 8 de Janeiro de 1947 e morreu a 10 de Janeiro de 2016. A estrela britânica começou o seu percurso no glam rock, no rock alternativo, na moda e nas artes visuais. O artista que era conhecido como “Camaleão” morreu dois dias depois de ter editado o disco “Blackstar”.

Bowie estudou arte, música e desenho. O cantor tinha uma imagem de marca por causa de uma patologia. Em jovem, numa briga, ficou com um dano na pupila, que submeteu na aparência fisica uma caracteristica: ter a pupila permanentemente dilatada, o que fez parecer que Bowie tivesse os olhos de cores diferentes, chamada heterocromia.

A discografia do músico inglês consiste em 26 álbuns de estúdio, 9 álbuns ao vivo, 46 compilações, 5 EPs, 108 Singles e 3 álbuns de trilha sonora.

Fontes: Sic Noticias, BLITZ, Rádio Comercial, Wikipedia

Alessio Maurandi e Marcelo Teixeira

Tags: