• Início
  • Notícias
  • «O Hobbit» arrasa nas bilheteiras com estreia melhor que trilogia de «O Senhor dos Anéis»

«O Hobbit» arrasa nas bilheteiras com estreia melhor que trilogia de «O Senhor dos Anéis»

«O Hobbit – Uma Viagem Inesperada» facturou 84,8 milhões dedólares (cerca de 64,4 milhões de euros) nos EUA e Canadá no primeirofim-de-semana após a estreia, superando os números de qualquer um dos filmes da trilogia de «O Senhor dos Anéis».

O filme tornou-se assim em valores globais, a mais lucrativa estreia de Dezembro desde “Eu Sou a Lenda”, que reuniu em 2007, no mesmo período, 77,2 milhões de dólares (58,6 milhões de euros) e «Avatar», que arrecadou 77 milhões.

Fotografia: Público

Nos restantes 55 países em que estreou, onde não se incluem ainda mercados como a China, Rússia ou Austrália, os números ascendem a138.2 milhões de dólares (105 milhões de euros).

As esperanças numa carreira em sala que se aproxime do sucesso da trilogia “O Senhor dos Anéis” e que faça frente a um orçamento totalestimado em 400 milhões de dólares (304,2 milhões de euros) são tambémalimentadas pela óptima recepção pública que está a ter, não só o filmeglobalmente (o público inquirido pela empresa de pesquisa de mercado CinemaScore deu-lhe um A, a nota máxima) como o controverso formato de exibiçãoem 3D a 48 imagens por segundo, que está a ser gerador das maiores receitas: 44mil dólares (34,4 mil euros) por sala contra os 31 mil dólares (23,5 mil euros)da exibição standard.

Atrás de “O Hobbit” nas listas de bilheteira americana surgema animação da Dreamworks “A Origem dos Guardiões”, “Lincoln”, o filme que Steven Spielberg dedica Abraham Lincoln, interpretado por Daniel Day Lewis,Skyfall, o último “James Bond”, e “Life of Pi”, adaptação, por Ang Lee, do romance de Yann Martel.

Fonte: Diário Digital e Público

Saber mais

Paula Brilhante

Tags: