Papa Francisco eleito Personalidade do Ano pela Time

A revista Time elegeu, esta quarta-feira, o Papa Francisco como figura do ano de 2013, explicando que “o líder da Igreja Católica tornou-se uma voz da consciência”.

Segundo a revista norte-americana, o Papa Francisco, em apenas nove meses “elevou a missão da Igreja acima do trabalho doutrinário elaborado pelos seus antecessores”.

Humildade e compaixão são qualidades do Papa Francisco destacadas pela Time, que ainda acrescenta o facto de “raramente um novo actor da cena mundial captou tanto e tão rapidamente a atenção dos mais novos e dos mais velhos, dos crentes e dos cépticos”.

Imagem: Reuters

A editora executiva Nancy Gibbs afirma que o cardeal argentino Jorge Bergoglio “colocou-se mesmo no centro das conversas do nosso tempo – sobre riqueza e pobreza, equidade e justiça, transparência, modernidade, globalização, papel das mulheres, natureza do casamento, tentações do poder”.

Na lista da Time, a seguir ao Papa Francisco ficou o ex-consultor da Agência Nacional Norte-americana ( NSA), Edward Snowden, que revelou o programa secreto de espionagem do governo do seu país.

Outros nomes que constavam na lista eram a activista dos direitos homossexuais Edith Windsor, o Presidente sírio Bashar al-Assad, o senador republicano do Texas Ted Cruz e o Presidente norte-americano Barack Obama, que em 2012 foi o vencedor da distinção.

Fontes: Diário Digital, Público, Sábado, Sol, Económico

Sofia Martins

Tags: