Perfil Jornalistico – Lorn Lanning

Lorne Lanning nasceu em 20 de Março de 1964 e é o co-fundador e presidente da empresa de videojogos: Oddworld Inhabitants, responsável pela criação da bastante aclamada série de jogos “Oddworld”.

Graças à sua visão criativa na empresa, este conjunto de jogos proporcionou a Lanning um grande reconhecimento por vários media na industria dos videojogos.

Tais jogos incluem:

  1. Oddworld: Abe’s Oddysee
  2. Oddworld: Abe’s Exoddus
  3. Oddworld: Munch’s Oddysee
  4. Oddworld: Stranger’s Wrath

Lanning é também o director da The Academy of Interactive Arts and Sciences assim como do conselho administrativo para a Academia de Arte de São Francisco.

Ele detém um BFA (Bachelor of Fine Arts) do Instituto de Artes da California e foi premiado com um doutorado honorável da Academia de Artes de São Francisco.

A sua carreira começou por volta de 1980 na Escola de Artes Visuais em Nova York, onde aprendeu ilustração comercial e foto-realismo.

Em termos financeiros, Lenning ajudava-se a si próprio trabalhando como gerente de um estúdio e como pintor.

Devido (como opinião) às limitações da imagem fixa, Lenning decidiu aumentar a sua área do conhecimento através da filosofia e do estilo que era implementado nas suas obras levando-o a “perseguir” os seus interesses na àrea da tecnologia, filme, efeitos visuais, narrativa, e animação computacional.

Cada vez mais fascinado pela área da tecnologia, em especial da animação digital, ele decide começar a trabalhar com a Rhythm & Hues Studios em Hollywood onde desenvolveu vários projectos, como anúncios comerciais, filmes e até simuladores de movimento, para algumas das maiores empresas de animação e filmagem e entretenimento com que tinha contacto.

Finalmente, em 1994 ele decide entrar na área dos videojogos e criar a sua própria empresa. Com a ajuda de Sherry McKenna, é originada a Oddworld Inhabitants e subsequentemente.

Duarte Ferreira

Tags: