Pilula anticoncepcional para homens

Um grupo de cientistas autralianos está a desenvolver uma pilula masculina que bloqueia o transporte de espermatozóides mas não afecta o seu desenvolvimento.

Este grupo de cientistas provenientes da Universidade de Melbourne, utilizaram ratos de laboratório geneticamente modificados para testar este novo produto que bloqueia duas proteínas que são essenciais para a deslocação do espermatozóide através dos órgãos reprodutores masculinos.

Sab Ventura, chefe da pesquisa, afirmou que espera conseguir comercializar o produto em forma de pilula que provavelmente terá que ser ingerida diariamente, tal como o fazem as mulheres, mas apenas daqui a cerca de dez anos.

Tal como nas mulheres, se um homem após começar a tomar o farmaco quiser ter filhos, apenas terá que deixar de ingeri-lo.

Os cientistas acreditam que este produto não deverá criar nenhum efeito secundário a longo prazo. As posteriores tentativas de criar um anticoncepcional masculino eram focadas em anular as funções do espermatozóide, o que gerou preocupações em relação a problemas de infertilidade.

Fontes: PTjornal, Diario Digital, R7noticias

Jennypher Carreiro

Tags: