Portugal recebe 45 refugiados na próxima semana

Existem 45 refugiados no Egito que chegarão a Portugal já na próxima semana no âmbito da quota anual entre Portugal e o ACNUR, no entanto, e de acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras ( SEF) não fazem ainda parte dos 4.500 definidos pelas Comissão Europeia.

De acordo com informações remetidas à agência Lusa pelo SEF, “refugiados vindos do Egito decorre no âmbito de um processo diferente, denominado de reinstalação e constitui a quota que o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) atribuiu a Portugal em 2014, não tendo qualquer relação com o processo de recolocação dos 4.500 requerentes de proteção internacional, conforme decisão da União Europeia”.

O SEF adianta ainda na mesma nota que estes refugiados já deveriam ter chegado a Portugal no passado mês de Setembro, tal não foi possível devido a “uma situação burocrática no Egito”, que acabou por impedir a saída do grupo do campo de refugiados existente no Cairo.

Há neste momento previsão que cheguem ao país no princípio do mês de Novembro, segundo o que indica a Agência da ONU para os Refugiados.

De acordo com o SEF, a maioria dos refugiados são provenientes da Síria, existindo também alguns da Eritreia e do Sudão que chegarão a Portugal com o estatuto de refugiados reinstalados.

Dos 45 refugiadaos, maioriatariamente estamos perante famílias com crianças ainda pequenas que irão ficar instaladas em Penela e na área de Lisboa, reinstalação essq que está a ser preparada com a cooperação quer das Organizações Não Governamentais (ONG’s), quer do Conselho Português para os Refugiados, do Serviço Jesuíta aos Refugiados e a Fundação Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional.

Fonte: Correio da Manhã

André Carvalho

Tags: