Prémio de Jornalismo “Jovens Talentos”

O Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS) e a Comissão Nacional da UNESCO (CNU) dando continuidade às iniciativas no domínio dos media, da liberdade de expressão e dos direitos humanos e conscientes de que a Liberdade de Imprensa constitui um pilar fundamental das sociedades livres, democráticas e pluralistas, decidiram este ano lançar, em colaboração com o “Diário de Notícias”, o Prémio de Jornalismo “Jovens Talentos”.

No âmbito deste concurso, gostaríamos muito de contar com a vossa colaboração, no sentido de efectuar a divulgação desta iniciativa junto de todos os estudantes.

Sabendo que existem jovens de elevado talento na arte da escrita jornalística, atentos às grandes questões da sociedade actual – como as liberdades de imprensa, de expressão, de informação e de opinião – e, muitas vezes, sem possibilidade e oportunidade para demonstrarem o seu valor, este prémio pretende descobrir e promover as capacidades e o talento desses jovens no domínio do jornalismo escrito e incentivá-los a realizarem trabalhos, cuja qualidade e interesse jornalísticos possam vir a ser publicamente reconhecidos e divulgados.

O trabalho vencedor será publicado no “Diário de Notícias”, no dia de 10 de Dezembro de 2011, 63.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e o seu autor tem direito a frequentar um estágio de três meses neste jornal de referência.

Convidam-se, assim, todos os jovens que reúnam as condições estabelecidas no Regulamento do Prémio, a concorrerem a esta iniciativa, cujo prazo para apresentação de candidaturas decorre até ao dia 31 de Outubro de 2011.

Podem concorrer trabalhos individuais ou em co-autoria. Neste último caso, todos os autores deverão entregar uma fotocópia de documento de identificação actualizado, onde conste a data de nascimento, de acordo com o artigo 13.º do Regulamento, e indicar os dados solicitados no ponto 1. do Formulário de Candidatura.

Gabinete para os Meios de Comunicação Social
Department for the Media
Direcção de Serviços de Assessoria, Concepção e Avaliação
Advisement, Conception and Evaluation Division