• Início
  • Notícias
  • Projeto crowdfunding de apoio a 4º trabalho do grupo Aidafa inteiramente dedicado ao Alentejo

Projeto crowdfunding de apoio a 4º trabalho do grupo Aidafa inteiramente dedicado ao Alentejo

O grupo de música popular ADIAFA nasceu por volta de 1998 nas mãos dos músicos José Emídio e Paulo Colaço, e na sua génese está a divulgação e a interpretação do cante campaniço baixo-alentejano, bem como a recuperação do seu instrumento tradicional – a viola campaniça.

Atualmente conta com artistas como José Emídio , Tói “Marreco” Santos , Luís Espinho e João Paulo Sousa.

O disco que dá o nome à banda (edição de autor) foi gravado em Cuba (Baixo Alentejo) e posteriormente apresentado ao público na Casa da Cultura em Beja no dia 9 de Abril de 2002. A partir desta data o grupo foi solicitado para atuar em espectáculos por todo o País, tendo-se deslocado à Suíça e ao Canadá, onde atuou para as respectivas comunidades emigrantes.

Só no ano de 2003 o grupo ADIAFA contabilizou cerca de 120 espectáculos, entre os quais se destacam os realizados em Lisboa, mais precisamente no MEO Arena, perante 19.000 pessoas, onde assegurou a 1ª parte do concerto da vedeta internacional Shakira, e outro em Albufeira (Algarve) partilhando o palco com a estrela da MPB Daniela Mercury.

Depois ser distinguido como Património Imaterial da Humanidade o Cante Alentejano assume uma posição mundialmente reconhecida, o que faz com que o trabalho até agora realizado sobre o mesmo seja redobrado, na medida em que as responsabilidades são inegavelmente maiores e é também da responsabilidade de todos nós contribuirmos para o enriquecimento da cultura portuguesa, pois o grupo não precisa de mendigar apoios para a realização de um projecto que visa mostrar ao mundo a riqueza cultural de Portugal.

O Ministério da Cultura deve criar uma lei de mecenato para o apoio aos projetos culturais que visam, de certa forma, engrandecer a sociedade e o País, como é o caso deste projeto de crowdfunding, com um orçamento estimado em 2.000,00€ a ser investido em Gravação, edição, mistura, masterização, design gráfico, duplicação de CD´s e cachets de músicos. Esta campanha de crowdfunding está prevista terminar por volta das 18h00 do dia 8 de janeiro de 2016.

Fontes utilizadas no artigo: PPL e site do grupo ADIAFA.

Fotos retiradas do Google e do site do grupo ADIAFA.

Ruben Ramalho e José Ribeiro

Tags: