Qual dos três será de ouro?

Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Andrés Iniesta são os três futebolistas eleitos para o prémio da Bola de Ouro 2012, entregue pela FIFA e, pela revista francesa, France Football.

A FIFA anunciou ontem em São Paulo, no Brasil, os finalistas ao galardão de Melhor Jogador do Mundo.

O argentino Lionel Messi já conquistou o prémio três vezes e pode fazer história caso vença a sua quarta Bola de Ouro, algo que nenhum jogador conseguiu.

Para Cristiano Ronaldo esta é a sua quinta nomeação e pode conquistar o troféu pela segunda vez na carreira, depois de ter sido eleito o melhor em 2008.

O jogador português tem como maior trunfo a conquista da Liga Espanhola ao serviço do Real Madrid. Já Iniesta está entre os finalistas pela segunda vez, depois de em 2010 ter “partilhado o pódio” com os seus colegas de equipa do Barcelona, Xavi Hernández e Lionel Messi.

Recorde-se que no dia 31 de Agosto de 2012, estes três jogadores foram os finalistas do prémio de melhor jogador a actuar na Europa na época de 2011/2012, em que o vencedor foi Andrés Iniesta.

O atleta espanhol conquistou este ano o Euro 2012 e foi considerado o melhor jogador dessa competição.

O vencedor só será conhecido a 7 de Janeiro de 2013 na Gala da FIFA em Zurique, na Suíça, e é escolhido pelos selecionadores nacionais e capitães de equipa das federações pertencentes ao maior organismo internacional de futebol.

Fontes: record.xl.pt / marca.com / publico.pt

Gonçalo Delgadinho

Tags: