Regata Cruise Day Lisbon

No dia 26 de Abril realizou-se a Regata Cruise Day Lisbon. A regata foi integrada no programa de divulgação dos operadores que realizam Cruzeiros com escala em Lisboa.

Para além da regata o programa incluía, entre outros eventos, a oportunidade do publico visitar um dos cruzeiros atracados no cais de Santa Apolónia.

A Regata foi organizada pelo Clube de Vela Barreiro a aberta a barco da classe Cruzeiro, com sistema de abono ANC para as categorias A, B, D e E.

As largadas foram iniciadas às 12h30m para a classe Anc A, seguida da classe E, B e D separadas de 5 minutos entre cada uma delas.

Os percursos definidos para a regata tiveram o objectivo claro de embelezar o rio com as velas de todas estas embarcações junto ao cais de Santa Apolónia onde se encontravam três navios de cruzeiro atracados, entre eles um que se encontrava aberto ao público.

O percurso para a classe E, que iniciava com a largada junto ao Padrão dos Descobrimentos em Belém, tinha de contornar a boia TR3 junto a Santa Apolónia e a chegada junto ao local de largada em Belém.

O Sete Mares obteve uma boa posição de largada, tendo conseguido uma posição de vantagem logo desde o inicio, pois largou à frente dos outros concorrentes.

Teve o seu primeiro contratempo, quando ao subir o Spi, a adriça se abriu quando esta já se encontrava no cimo do mastro.

Por essa razão o Spi teve de ser içado com outra adriça, a da genoa.

O andamento foi bastante forte, tendo no entanto tido uma forte réplica por parte do Libertino até junto da boia de redondagem a TR3 que teria de ser rondada por bombordo.

Como o Spi estava a usar a adriça da genoa a manobra de troca de velas foi um pouco mais lenta, mas conseguiu-se efectuar a manobra sem grande perda de tempo para os outos concorrentes.

A perna final iniciava-se assim na TR3 e terminava em Belém no mesmo local onde havia sido a largada.

Esta perna foi toda efectuada à bolina, com bordos curtos junto à margem Norte, aproveitando ao máximo as condições da maré, que na altura começava a descer.

Conseguindo manter o avanço conseguido antes da rondagem da boia TR3 e chegamos à linha de chegada com 11 minutos de vantagem do segundo classificado, o Libertino, ao fim de 1h54m10s de regata, ficando assim em 1º lugar.

David Soares nº 21303977

Tags: