Semana da Comunicação ULHT: A visão dos ex-alunos

Alguns dos Ex- alunos da Universidade Lusófona participaram, na passada sexta-feira dia 20 de Março na Semana da Comunicação organizada pela Universidade para dar a conhecer aos alunos actuais um pouco da sua vida profissional e, de alguma forma, aconselhar sobre as melhores estratégias para ter sucesso futuramente.

A conferência na qual participaram, denominada “Mercado da Comunicação visto por Ex. Alunos”, teve lugar no auditório S 0.10 pelas 11h00, coordenada por Jorge Bruno, docente UHLT.

Contou com vários convidados, todos eles Ex. alunos da Universidade, como Jaime Cravo, actual jornalista da Sport TV, Ricardo Cardoso, actual estratega de comunicação e copywriter, Gonçalo Ventura, actual jornalista da RTP e da Antena 1, João Ferro, consultor de vendas do Homes Placee por fim, Nuno Fialho, actual trabalhador na APN Publicidade.

Ricardo Cardoso, um dos convidados, é, para além do mencionado, designer, estando encarregue de toda a parte visual das marcas e nesse contexto aconselhou “sejam criativos, inovem”, considerando essa uma chave para o sucesso nesta área.

Para sustentar esta ideia, exemplificou com o seu próprio percurso “faço a minha própria cerveja em casa e falo mandarim, e fiz questão de incluir isso no meu currículo”.

Licenciado em Comunicação nas Organizações na ULHT, foi nessa área que iniciou a sua vida profissional em empresas como a 37 Design&Arquitectura e Shift Thinkers, realizando trabalhos para marcas como a EDP, Finibanco Angola, Deloite, BP, Leya, entre outras.

A par do seu profissionalismo, Ricardo falou de como nos devemos apresentar, de forma a criarmos alguma diferenciação da concorrência ao mesmo posto de trabalho, alimentando diversos interesses e preparando uma estratégia de trabalho que facilite a entrada no mercado.

“É fácil entender as pessoas que já saem com os seus trabalhos para o mercado, nomeadamente alunos de design gráfico, mas as restantes têm de demonstrar a sua capacidade de criatividade”, acrescentou.

Desta forma, Ricardo, através do seu discurso, conseguiu dar algumas bases essenciais para o sucesso futuro daqueles que querem seguir a sua área, como aluno que já foi e como profissional que hoje é.

Alice Melo, André Martinho, Beatriz Cassona e Joana Raimundo

Tags: