SIC e TVI dizem não à PSP

Foto: tvi24.iol.pt

A Polícia de Segurança Pública (PSP) pediu na passada sexta-feira à estação de televisão SIC que esta lhe concedesse imagens dos confrontos entre os manifestantes e a PSP, no dia 14 Novembro – dia da Greve Geral – em frente à Asssembleia da República.

No entanto, este pedido foi recusado pela SIC, alegando que as imagens que tem no seu “arquivo” são as imagens que foram editadas e transmitidas no seu canal e, tal como foi dito pelo subdirector de informação António José Teixeira à Agência Lusa, “é matéria que diz respeito apenas aos jornalistas”.

Também a TVI foi sondada pela PSP, através de um e-mail enviado pelo gabinete de comunicação, pedindo que a estação de Queluz facultasse as imagens gravadas durante os confrontos.

A TVI relatou esta mesma informação através de um comunicado, lido ontem na emissão do “Jornal da Noite” através do seu director de informação José Alberto Carvalho.

“Só cedemos imagens do domínio público, ou seja, aquelas que foram emitidas nas nossas estações, seja na TVI ou na TVI 24…

Se entendemos que uma determinada imagem não serve um propósito jornalístico, então não interessa para qualquer outro fim. As imagens são captadas em contexto jornalístico e só devem ser utilizadas para trabalho jornalístico”.

Recorde-se que a PSP solicitou também imagens à RTP, o que levou à demissão do seu director de informação Nuno Santos.

Fontes: dn.pt / publico.pt / jornaldenegócios.pt

Gonçalo Delgadinho

Tags: