Sindicato dos Jornalistas cria site sobre a greve geral

A greve geral levou um grupo de jornalistas sindicalizados a criar um site de jornalistas para jornalistas.

O site, de nome “ Jornalismo“, assume como principais objectivos “noticiar a greve geral e dinamizar a Conferência dos Jornalistas“, marcada para dia 24 deste mês.

O site é dirigido por Fernando Valdez e a sua produção caberá a jornalistas voluntários.

Por enquanto, apenas 4 jornalistas estão envolvidos no projecto, entre eles, Humberto Costa, que explicou que “este site é herdeiro do jornal em papel, com o mesmo nome, que em 1980 e 1983 foi criado e utilizado pelo Sindicato dos Jornalistas com o mesmo propósito”, propósito esse que é “sobretudo, dar notícias do que se passa no mundo do jornalismo, e como os jornalistas encaram e participam na greve”.

Outro dos coordenadores é Pinto de Carvalho. O jornalista, que passou por jornais como o Comércio do Porto e o Diário de Notícias, afirmou que “os 2 primeiros dias serão quase inteiramente orientados para a Greve Geral.

Depois, até à Conferência Nacional, o espaço transforma-se em ‘tertúlia’ para discussão dos problemas da classe”.

Apesar da intenção ser manter o site apenas até à Conferência dos Jornalistas, Humberto Costa não põe de parte a ideia de o manter activo durante mais tempo.

“Se, entretanto, os jornalistas que o criaram entenderem que é uma boa oportunidade para arrancar com um projeto, é uma hipótese que não está afastada”, refere.

Fontes: Porto24, Jornalismo Porto Net e Sindicato dos Jornalistas

Carlos Fernandes & Henrique Correia

Tags: