Sonangol estuda propostas de licitações

A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), procedeu na sexta feira passada em Luanda, à abertura das propostas referente às licitações de 2014-2015 dos blocos petrolíferos das Bacias Terrestres petrolíferas do Kwanza e do Baixo Congo.

Segundo a Angop (Agência Angola Press) dentro de 45 dias a Sonangol vai concluir a análise das propostas, proceder à adjudicação das concessões e realizar as contratualizações com os grupos empreiteiros destas concessões.

O processo de licitações tem em concurso dez blocos petrolíferos, sete na zona da Bacia Terrestre do Kwanza e três na zona da Bacia Terrestre da Bacia do Baixo congo.

O processo de licitação decorre ao abrigo da lei nº 10/04, de 12 de Novembro (Lei das Actividades Petrolíferas), e do decreto nº 48/06, de 1 de Setembro, que regula a realização de concursos públicos no sector petrolífero e demais legislação aplicável.

De acordo com os dados consultados pela Agência Lusa, a Galp Energia faz parte dos grupos empreiteiros nos blocos “offshore” angolano 14 (de produção de águas profundas), com uma participação de 9% e 33% (de exploração de águas ultra profundas), com 05,33%.

Já a Partex tem uma participação de 2,5% no consórcio do bloco 17/06, de exploração ultra profundas, igualmente ao largo de Angola.

Angola é maior produtor de Petróleo de Àfrica Subsariana, produção que aumentou 12% no primeiro semestre deste ano para mais de 1,7 milhões de barris de crude por dia, segundo a Sonangol.

Fontes: jornalangola, angonoticias

José Ribeiro

Tags: